sexta-feira, 9 de abril de 2010

Formação do Estado Espanhol


O casamento entre Isabel, de Castela, e Fernando, de Aragão, deu início ao processo de unificação da região, com a formação do Estado Espanhol em 1492, ano em que a cidade de Granada foi libertada do domínio Árabe.
Melissa e Bruna M.V

Propriedade Pública

É uma propriedade que pertence e é administrada por um órgão público, e todos podem usá-lo.
Exemplos: escolas, praças, hospitais.

Formação do Estado Nacional Francês

A história da formação do Estado Nacional Francês inicia-se na Idade Média no século VIII, quando o imperador Carlos Magno deu início ao Império Carolíngio. Com o fim da dinastia Carolíngea, no século X, subiu ao trono Hugo Capeto, dando início ao reinado da dinastia Capetíngea.
Entre 1215 e 1314, quando Felipe IV foi coroado rei da França, convocou-se pela primeira vez e que ficou conhecido como Estados Gerais, ou seja, a reunião de representantes de diversos grupos e regiões do reino.
A consolidação desse Estado nacional só foi possível após a vitória francesa na Guerra dos Cem Anos, que ocorreu em 1337 e 1453. Com a expulsão dos ingleses do território francês, a autoridade do rei se fortaleceu, apoiada pelos comerciantes.
Nomes: Elis Regina Lusa, Júlia A. Vecini, Thaylon Araldi

Capitalismo

Sistema social, político e econômico, com a predominancia do capital sobre os demais fatores de produção.Tem por objetivo o lucro.As relações são assalariadas na produção.
Caracteristicas do sistema capitalista: Com a diferença entre o que gasta e o que obtém na produção, o capitalista faz investimentos crescentes na aquisição de maquinas, matérias-primas, novas instalações e organiza sua produção de modo a multiplicar o capital empregado. Essas são com a mão-de-obra assalariada, as características do sistema capitalista.
Guilherme e Paula

Formação do Estado Inglês

A Inglaterra também se transformou em um estado nacional após uma guerra em que as famílias nobres Lancaster e York disputaram o poder.Em 1485, quando terminou a guerra das duas rosas, a familia Tudor aliado aos York ascendeu ao poder com Henrique VII.

Eduardo, Lucas e Elias.

Propriedade Coletiva


São chamadas propriedades coletivas os lugares onde todos podem ir, mas não tem nenhum dono.

Alguns exemplos são as reservas indígenas e as terras remanescentes de quilombos em vários pontos do Brasil.

Amanda, João Victor.


NAÇÂO




Nação tem haver com pessoas iguais, tipo mesmas heranças culturais, mesmas linguas e mesmas leis. Mais informações clique aqui.
César e Luis.

ரொப்ரிஎடடெ புப்ளிக்கா

A formação de Portugal

Resultou na formação do Condado Portucalense. Foi exercido pela dinastia de Borgonha que deu continuidade a reconquista cristã, constituido no século XIII.
Com o fim da dinastia de Borgonha, aconteceu um conflito chamado Revolução de Avis.
Portugal tornou-se um Estado independente e unificado sob a liderança do Rei D. João.

Bárbara e Giulia.

Propriedade Privada


No primeiro momento podemos pensar que propriedade privada pertence a uma unica pessoa, mas a mesma pode pertencer a um grupo de pessoas, ou a uma sociedade, ou a também a um estado ou país .

É o direito que assegura seu dono de uma série de poderes.
Exemplos de Propriedade Privada


  1. Nossa casa

  2. Chacaras

  3. Clubes

  4. Condominios

  5. Fabricas

  6. Empresas
Larissa e Luana-71







,

Estado absolutista


O Estado absolutista surgiu na Europa ocidental no transcurso do século 16. Foi um regime politico que significou a concentraçao no poder das maos de uma so pessoa:Do Rei
Começou a mudar quando algumas monarquias eropéias fundaram-se sob um poder fortemente centralizados nas nações dos monarcas,foi o que aconteceu na França, Espanha, Perrusia, por exemplo.

Bruna e Yuri

Reforma Agrária

No Brasil,poucas pessoas têm extensas propriedades;a maioria da população rural possui pequenas propriedades, ou mesmo nenhuma.
Uma das maneiras de tornar mais equilibrada a distribuição de terras no país é a realização de uma reforma agrária. A idéia é desapropriar as terras improdutivas, onde serão assentadas famílias sem terra.Já há algum tempo o governo brasileiro vem promovendo a refórma agrária, mas se o ritimo é considerado lento, tendo em vista as necessidades impostas pelo quadro brasileiro de miséria.
A distribuição de terras é apenas um dos aspectos de uma reforma agrária, que pode ser entendida de modos diferentes conforme cada grupo social e político, em momentos e lugares distintos.

É uma forma de melhorar a distribuição de terras.


André Tessari Jr. e Diego D Dias

terça-feira, 6 de abril de 2010

Reforma Agrária

A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais. É uma idéia de desapropriar terras improdutivas onde serão assentadas famílias sem terras.
Segundos os dados do INCRA, o Brasil destinou mais de 80 milhões de hectares para fins da reforma agrária, realizando o assentamento de, aproximadamente, 920 mil pessoas.
Conforme o Estatuto da Terra, criado em 1964, o Estado tem a obrigação de garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha. No entanto, esse estatuto não é posto em prática, visto que várias famílias camponesas são expulsas do campo, tendo suas propriedades adquiridas por grandes latifundiários.

By: Mirelle e Sabrina

Nação

Para os indigenas nação e o conjunto de individuos com a mesma herança cultural, hábitos, descendentes, língua, festejos...
Na cidade moderna,entretanto os reis absolutos determinaram que os habitantes de um mesmo estado de um mesmo país seriam aqueles que vivessem a mesma luz e falassem a mesma língua .
Dessa forma tentaram impor a todos uma mesma cultura, desrespeitando as diversidades lingüísticas e religiosas entre outras.
Hoje nação é um conjunto de pessoas com a mesma cultura, mesmos hábitos, mesmas leis, mesma língua.
Gustavo Borges de Oliveira

Absolutismo:

A centralização do poder político nas mãos do rei que adquire direito divino.
A palavra do monarca estaria acima dos demais homens e ele teria, assim, o direito de decidir sobre o bem-estar e o destino de todos os membros da sociedade que governa, os seus súditos. Por essa razão, os governantes desse período ficaram conhecidos como monarcas absolutistas.
O que Jacques Bossuet e Thomas Hobbes disseram sobre o Absolutismo?
Jacques Bossuet:
‘’O rei vê de mais longe e de mais alto, por isso deve-se acreditar que ele vê melhor, deve obedecer sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição’’.
Thomas Hobbes:
‘’O homem necessitava ceder de todos os seus direitos há um só homem senão ele entraria em guerra”.

Danielle Gavazzoni, Miriãn L. Mascarello e Pedro Henrique Smiderle

Propriedades

Propriedade Pública

É administrada por um órgão e pode ser usada por todos. Nenhum cidadão tem o direito de apropriar-se.
Ex: Escola e biblioteca pública.

Propriedade Privada

É uma propriedade particular que em alguns casos pode pertencer a uma sociedade.
Ex: Casa, carros, etc.

Propriedade coletiva

Significa que todos habitantes tem direito igual de habitar as terras, pertencendo o titulo de propriedade a comunidade.
Ex: Quilombos e Reservas Indígenas.

Franco, Elisa e Lucas

Caso Inglês

A Inglaterra também se transformou em um estado nacional após uma guerra em que as famílias nobres Lancaster e York disputaram o poder em 1485.
Quando terminou a Guerra das Duas Rosas, a família Tudor, aliada aos York, ascendeu ao poder com Henrique VII. Com ele, iniciou o absolutismo na Inglaterra.

Marina, Carlos, Iago e Wallace

Caso Espanhol


O Casamento entre Isabel, de Castela e Fernando, de Aragão deu inicio ao progresso de unificação da região, com a formação do estado espanhol em 1492.
Aline, Wendley e Victória.

Unificação Francesa

A história da formação do estado nacional francês iniciou-se na Idade Média, ainda no século VIII, quando o imperador Carlos Magno deu inicio ao Império Carolíngio. Como fim da Dinastia Carolíngia no século X, subiu ao trono Hugo Capeto, dando inicio ao reinado da Dinastia Capetíngia.
A unificação francesa ocorreu após a expulsão dos ingleses, o fortalecimento da autoridade do rei e a ascensão da família Valois. 

Caroline Longhi, Caroline Panigas e Willian Haas

Caso Português


Iniciou em 1139, com a formação do Condado Portucalense.
Com o fim da dinastia de Borgonha uma disputa sucessória levou a um conflito que ficou conhecido como Revolução de Ávis, Portugal tornou-se unificado sob liderança do rei Dom João I.
Heico, Túlio e Morgana